quarta-feira, 14 de abril de 2010

Energie Eólica - a energia que tiramos de correntes de ar


    A energia eólica é a energia que provém do vento. O termo eólico vem do latim aeolicus, pertencente ou relativo a Éolo, Deus dos ventos na mitologia grega e, portanto, pertencente ou relativo ao vento.
    As fábricas de energia eólica trabalham com o princípio da força aerodinâmica. O vento batendo no rotor cria pressão positiva debaixo da vela, enquanto há pressão negativa acima da vela. Essa pressão diferencial gera uma força levantadora que as fábricas modernas de energia de vento utilizam para movimentar e produzir eletricidade.
    Ventos de categoria três, que são comuns acima do Mar Norte, o sul da América do Sul, a ilha australiana da Tasmânia e o Great Lakes no norte dos Estados Unidos, além de outras áreas, são especialmente vantajosos para as fábricas de energia de vento. Estes ventos são facilmente colhidos. Medidas feitas por pesquisadores americanos em 8.000 localidades mostraram que nós poderíamos atender aos pedidos mundiais de energia elétrica com energia eólica, sob a condição de utilizá-la mais eficientemente.
    Em fevereiro de 2005, a maior fábrica de energia eólica do mundo começou a operar em Brunsbüttel na Alemanha. O gigante de 183 metros de altura “REpower 5M” tem um diâmetro de rotor de 126 metros que venta em uma área do tamanho de dois campos de futebol por revolução. A fábrica pode fornecer até cinco megawatts de eletricidade o que é suficiente para suprir a energia de 4.500 residências, sendo a única no mundo a alcançar este número.
     Entretanto, áreas favoráveis para estações de energia eólica são escassas, mas felizmente há esperanças para fábricas de energia eólica no mar. Alguns parques de vento estão sendo criados no mundo, como por exemplo na Dinamarca, Suécia, Holanda, Alemanha e Inglaterra. O fato de que a capacidade de energia no mar é cerca de 50 % mais alta se deve ao fato de que a superfície da água quase não oferece fricção ao vento, entre outras razões. Do ponto de vista técnico, entretanto as fábricas em alto-mar são consideravelmente mais caras do que estações de energia eólica em terra porque elas têm que resistir a ondas altas, tempestades e gelo. Isso faz com que elas sejam 60 por cento mais caras do que parques de vento na terra. Além disso, as estações de energia no mar produzem uma freqüência baixa de sons que podem afastar pássaros, peixes e mamíferos marinhos.
    A idéia de um parque de vento voador parece que vem de um filme de ficção: teria dois rotores e produziria eletricidade a uma altura de cinco quilômetros onde ventam ventos fortes e regulares. A estação de energia voadora poderia ser segura por um cabo que também poderia transportar eletricidade obtida para o chão. Ela seria levada para os céus como se fosse uma pipa e permaneceria estável enquanto estivesse no ar. Entretanto, não se sabe se este tipo de parque de vento será realmente construído.

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário