Um estudo escocês indica que os cães  vita-latas são mais inteligentes do que os de raça que possuem pedigree. E eles  também tem maior saúde. 
Foram realizados sete exames, inclusive  teste de QI, em 80 animais. A nota máxima podia chegar a 30 pontos, porém os  vira-latas conseguiram uma média de 20 contra 18 dos cães de raça. Os  pesquisadores afirmaram que cachorros que não tem raça apresentam melhor noção  de espaço e resolvem questões com mais facilidade do que os animais com  pedigree. 
     Dos dez animais mais inteligentes 70%  eram vira-latas. “Ser um cão de raça pura não melhora sua inteligência”, informa  David Smith, da Universidade de Aberdeen, que coordenou o estudo.  
Testes 
     Um osso era escondido sob uma lata para  verificar se os animais identificavam se ele ainda estava ali. Outro teste  obrigava o animal a sair de um labirinto. 
     O cão mais inteligente era uma mistura  entre as raças Collie e Spaniel, que alcançou todos os 30 pontos em todos os  testes.  
     O cientista informou que, em média, os  animais com a raça Collie na mistura apresentavam maior inteligência que os  outros vira-latas. De acordo com David, os resultados revelam que a polícia  deveria treinar cães vira-latas e não unicamente cães de raça pura.  
Problemas de saúde  
     "O risco de ter problemas  médicos também diminui para os vira-latas", disse David. 
    Cães de raça pura possuem mais problemas  genéticos do que os vira-latas. Isso ocorre tanto por causa da endogamia (cruzar  cães que possuem parentesco direto) quanto cruzamentos não endogâmicos. Estes  tipos de cruzamentos costumam gerar mais cópias de genes que podem levar a  doenças. Mais cópias implicam em chances exponencialmente maiores de desenvolver  o mal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário