quarta-feira, 14 de abril de 2010

Flor Alamanda

    
    Também chamada de alamanda-de-flor-grande, essa é uma planta trepadeira vigorosa, com folhas brilhantes verde-escuras, ovais ou com o comprimento maior do que a largura, dispostas em verticilos, ou seja, ao redor de um eixo.
    O fruto da Alamanda é uma cápsula que se abre em duas válvulas e contém algumas sementes. Suas flores não são muito grandes, mas são em grande quantidade, e se apresentam na forma de sino. A coloração destas flores são geralmente amarela ou alaranjada, mas pode chegar a tonalidades lilases e rosas.
    Para o plantio, a Alamanda precisa de um solo rico em matéria orgânica e, ao plantar as estacas, é conveniente envolver o vaso com um plástico que deve ser bem fechado para evitar que a planta murche.
    Essa é uma planta nativa do Brasil que se desenvolve em quase todo o País, necessitando de maiores cuidados no Sul, onde o período em que dão flores fica reduzido e é mais difícil resistir ao frio. Dão Flores o ano inteiro. É cultivada sob luz intensa e tolera temperatura de 7º C. a 30º C. Quando plantada em vasos com a finalidade de decorar interiores, recomenda-se que seja colocada em locais bem próximos a janela. Propaga-se por meio de estaquia e galhos, neste caso é preferível a utilização de galhos mais velhos.
     A Alamanda é muito usada em paisagismo, mas também são procuradas como flores de corte. Outra característica da planta diz respeito as suas propriedades medicinais, pois é usada como: antitérmico, antitussígeno, laxante, purgativo, vermífugo, entre outras formas. Para essas finalidades são usadas: suas flores, suas folhas, o seu látex e a sua raiz. Suas flores são tóxicas e exigem cuidados adequados com relação às crianças e aos cães.
     Representa alegria em casa, harmonia familiar, amor fraterno, atenção, amor espiritual e é apropriada para presentear os amantes ou para mudar a alma das casas. É indicada para situações de alegria e de recordações.

Fato Curioso
Todas as partes da Alamanda são tóxicas, inclusive o seu látex resinoso. Se essa planta for ingerida, pode causar distúrbios gastrointestinais, náuseas, cólicas abdominais, vômitos e diarréia. O tratamento é basicamente feito através de lavagem gástrica que deve ser feita com muito cuidado por causa das suas propriedades cáusticas.

Um comentário:

  1. Gostei do conteúdo, mas o fundo se confunde com as letras, tornando a leitura um pouco difícil

    ResponderExcluir