quarta-feira, 14 de abril de 2010

Sistema Solar

A Terra faz parte da família de planetas do Sol, conhecida como Sistema Solar. O Sol é a tstrela central do Sistema Solar e, devido a sua proximidade com a Terra, em comparação com as outras estrelas do Universo, aparece muito brilhante para nós. O Sol possui uma massa 332 900 vezes maior que a da Terra, e um volume 1 300 000 vezes maior que o do nosso planeta. A distância da Terra ao Sol é de cerca de 150 milhões de km, ou 1 unidade astronômica (UA). Atualmente, no Sistema Solar existem oito planetas gigantes, incluindo a Terra, e milhares de planetas anões e asteróides; todos controlados pelo Sol. Antigamente fazia parte dele um planeta chamado Plutão, mas ele é tão pequeno que em 2006 ele já foi considerado um planeta anão. Os planetas que o Sistema Solar possui são Mercúrio, Venus, Terra, Marte, Jupter, Saturno, Urano e Neturno. Possui também cinco planetas anões: Plutão, Eris, Haumea, Makemake, e Ceres. 

Mercúrio
O nome Mercúrio vem do mensageiro romano dos deuses. Está cheio de crateras e parece um pouco com a superfície da Lua. Sabemos que nenhuma vida poderia sobreviver em Mercúrio, pois sua atmosfera é tão rarefeita que é difícil de ser detectada. A temperatura varia de quente borbulhante,durante o dia, a abaixo do congelamento, durante a noite. A maior parte da informação obtida de Mercúrio vem principalmente da sonda Mariner, de 1974-1975. A sonda Messenger, lançada em agosto de 2004, entrará na órbita de Mercúrio em 2011, recolhendo dados durante um ano terrestre.
Distância média do Sol:                57.910.000 km
Duração do ano:                          88 dias terrestres
Diâmetro:                                    4.878 km
Temperatura média:                     Dia: 427 °C   Noite: -183 °C

Vênus
O nome Vênus foi inspirado na deusa romana do amor e é o planeta mais quente do Sistema Solar. É mais ou menos do mesmo tamanho da Terra, mas gira numa direção retrógrada (ao contrário) e tem uma atmosfera muito mais pesada; a sensação que se tem ao ficar parado na sua superfície seria como estar imóvel a 1 km  abaixo do nível do solo na Terra! Até 1962, quando o Mariner 2 passou por lá, pensava-se que havia oceanos neste planeta mais brilhante de todos. Agora sabemos que Vênus é muito quente para ter água na superfície; que está coberto por vulcões mortais e que foi provavelmente formado pelo movimento das placas tectônicas.
Distância média do Sol:            108.200.000 km
Duração do ano:                      225 dias terrestres
Diâmetro:                                12.102 km
Temperatura média:                 480 °C    

Terra
A Terra é o terceiro planeta a partir do sol e o único no sistema solar que não recebeu o nome de um deus ou deusa. Sabe-se também que é o único planeta no Universo que suporta vida. 70% da sua superfície terrestre está coberta por água. Ela possui uma temperatura relativamente estável. A Terra é geologicamente ativa, seu centro é mais quente do que a superfície do Sol e está constantemente sofrendo terremotos, vulcões e mudanças climáticas. É devido à inclinação do seu eixo que acontecem as mudanças de estações e a vasta expansão de gelo nos pólos.
Distância média do Sol:            149.600.000 km
Duração do ano:                      365,26 dias
Diâmetro:                                12.756 km
Temperatura média:                 15 °C

Marte
O nome do planeta Marte foi dado pelos romanos em homenagem ao deus da Guerra. Desde 1960, os Estados Unidos e a antiga União Soviética gastaram grandes quantidades de tempo e de dinheiro desenvolvendo tecnologia necessária para chegar a Marte primeiro. A atmosfera de Marte é muito diferente da que ocorre na Terra, pois está formada principalmente de dióxido de carbono e pequenas quantidades de outros gases. A atual compreensão que temos sobre o interior de Marte sugere que pode estar modelada por uma fina crosta, semelhante à da Terra, por um manto e um núcleo.
Distância média do Sol:            227.940.000 km
Duração do ano:                      686,98 dias terrestres
Diâmetro:                                6.794 km
Temperatura média:                 -63 °C

Saturno
O nome Saturno vem do deus romano da agricultura e é, com freqüência, descrito como o objeto mais bonito no céu. Seus famosos anéis, formados por bilhões de partículas de rocha e gelo, podem ser vistos da Terra até mesmo com um pequeno telescópio. É o sexto em linha a partir do Sol e o segundo maior planeta do Sistema Solar. Como Júpiter, Saturno está formado quase totalmente por gás e seu globo é achatado devido à sua rápida rotação. Ele possui o maior número de luas (25 ou mais) de todos os planetas. Acredita-se que uma delas, Titã, seja semelhante à Terra antes de possuir vida.
Distância média do Sol:            1.427.000.000 km
Duração do ano:                      29,5 dias terrestres
Diâmetro:                               120.536 km
Temperatura média:                -130 °C

Urano
Urano recebeu o nome de um deus grego, o deus dos céus. Não se sabia da sua existência até 1781, quando foi desenvolvido o telescópio. Urano é uma bola gigante quatro vezes maior do que a Terra e é o sétimo em linha a partir do Sol. É o único planeta que gira de lado, o que significa que rola na sua órbita e tem dias e estações muito peculiares. Algumas vezes, é o pólo norte de Urano que aponta para o Sol, e outras, o pólo Sul. Sua superfície é azul-pálida, principalmente devido ao alto conteúdo de metano dos seus gases. É um planeta altamente descaracterizado.
Distância máxima do Sol:    2.875.000,000 km
Duração do ano:                84 dias terrestres
Diâmetro:                          51.118 km
Temperatura média:           -214 °C

Netuno
O nome Netuno vem do deus romano do mar. Sua lua principal, Triton, recebe este nome em homenagem à lança de três pontas que o deus carrega. Netuno é visto, com freqüência, como o planeta gêmeo de Urano; eles possuem mais ou menos o mesmo tamanho, a mesma cor azul e são formados por gases semelhantes. Os ventos mais velozes foram registrados em Netuno com 2.000 km/h. Ele ainda não foi visto completar uma órbita desde que foi descoberto em 1846, pois demora 165 anos para realizar esta trajetória!
Distância média do Sol:    4.504.000.000 km
Duração do ano:              165 anos terrestres
Diâmetro:                        49.528 km
Temperatura média:         -220 °C

Nenhum comentário:

Postar um comentário