quarta-feira, 14 de abril de 2010

Top 10 Animais: Saltadores

     Algumas pessoas adoram saltar, mas como podem se igualar aos melhores saltadores do mundo animal? Encontrar a lista dos dez melhores entre os maiores saltadores do planeta nos leva a alturas surpreendentes. É fácil se manter um salto a frente e é o que veremos no animal planet ao extremo.


      10. Coelhos e Lebres - Suas pernas traseiras são muito fortes, como molas tensionadas, que o fazem saltar a distância de até 10x o seu tamanho. Ele saltam tão longe por serem leves.







     9. Lagarta Saltadora Mexicana - É o animal mais incomum da lista. São conhecidos como os feijões saltadores mexicanos. Pula porque detestam o calor e querem levar o feijão onde estão para a sombra.




      8. Barau Tibetano - É um carneiro das montanhas que vivem no limite. Eles saltam entre nas pedras a milhares de metros de altura. O seu equipamento de alpinismo está os pés: cascos borrachentos e flexíveis. Apenas metade dos filhotes nascidos num ano sobrevivem aos saltam.




     7. Gafanhotos Migradores - Podem saltar grandes extensões do terreno. Saltam 20 a distância de seu corpo, o que equivaleria a um humano saltar 90 metros. Suas pernas funcionam como molas elásticas e seu joelho é especial. O estalar de dedos é usado para exemplicar a forma de acumulo de energia no joelho dos gafanhotos. Suas pernas tem também outra utilidade: fazer música com suas cochas salientes.

     6. Canguru - Na língua dos aborigênes canguru significa: "Eu não entendi a pergunta". A Austrália tem hoje 60 espécies de cangurus. Ele além de pular corre muito bem. Quando mais rápido ele se move, menos energia ele usa, porque simplesmente aumenta a distância dos saltados, armazenando energia nos tendoes das pernas e caudas.


     5. Rato Canguru - Vive no deserto de Gobi, no Mongólia. É um roedor que usa as longas pernas traseiras exatamente como um canguru. Ele salta 45x o comprimento de seu corpo. 



     4. Oreótrágo - É uma espécie de antílope que vive em afloramentos de rochas na África. Ele anda e salta na ponta dos casco, que é partido e tem carne no meio que ajuda a dar estabilidade. Eles dão saltos em algura extremos, chegando a saltar 7,5x a altura do seu corpo.





     3. Aranhas Saltadoras - Tem uma visão excepcional e podem localizar a vítima a distância. Pode saltar 100x o comprimento de seu corpo. Na hora de saltar elas aumentam o volume do flúido em suas pernas.







     2. Rãs - São saltadoras lendárias e sua habilidade para o salto está em suas longas pernas. Descobriu-se que elas podem saltar 7x mais longe do que era fisicamente possível. A rã mais radical do mundo vive no alto das florestas do sudeste da Ásia. Ele tem uma membrana entre os dedos e quando ela pula das árvores as membranas abrem-se fazendo-a planar. Assim ela pula 150x o seu tamanho.


     1. Pulga - Salta 33 cm ou 220x o comprimento do corpo e 150x a sua própria altura. O que as torna tão radicais? Elas não usam a força de músculos, mas sim, armazenam energia em uma almofada de resilina, um dos materiais mais flexíveis do planeta.

Fonte: Animal Planet Ao Extremo

Nenhum comentário:

Postar um comentário