segunda-feira, 12 de abril de 2010

As Sete Maravilhas do Mundo Moderno

   A Grande Muralha da China foi construída no norte da China e tinha a função de proteger o país dos ataques de tribo e oriundas da Mongólia e da Mancharia. Começou a ser erigida no século 221 a.C. par ordens do primeiro imperador da dinastia Qin Shihuang, e exigiu a ligação dos vários muro e já construídos ao redor da China pelos estados fronteiriços. Reconstruída até o século XVII pelos Ming, a obra mede cerca de 7,5 metro e de altura e possui 3,75 metro e de largura em seu topo. Com uma extensão de 8.850 km a muralha é considerada uma das sete maravilhas do mundo moderno.

   A cidade histórica de Petra é um importante enclave arqueológico na Jordânia, situado na bacia entre as montanhas que formam o flanco leste de Wadi Araba, o grande vale que vai do Mar Morto ao Golfo de Aqaba. Em 7 de Julho de 2007 foi considerada, numa cerimónia realizada em Lisboa, Portugal, uma das Novas sete maravilhas do mundo. É o principal destino dos turista que visitam a Jordânia. as imensas construções - em sua maioria tumbas - escavadas em montanhas de pedra foram feita e pelos nabateus, um povo nômade que se fixou na região no final do século VII a.C. O apogeu do domínio nabateu sobre a cidade, um importante centro comercial, ocorre entre os séculos I a.C. e I d.C.

    A estátua do Cristo Redentor assentada no cume do Corcovado e de braços abertos para a Baía de Guanabara e um dos símbolos do Rio de Janeiro. Fixado em 1931, a obra só foi concluída dez anos após a inicio de sua projeção pelo escultor Paul Landowaki. Com peso de 1.000 toneladas, o monumento de concreto foi inteiramente revestido de pedra-sabão (material resistente ao calor e à chuva) e mede 38 metros de altura.

Machu Picchu é uma cidade pré-colombiana bem conservada, localizada no topo de uma montanha, a 2400 m de altitude, no vale do rio Urubamba, atual Peru. Foi construída no século XV, sob as ordens de Pachacuti. O local é, provavelmente, o símbolo mais típico do Império Inca, quer devido à sua original localização e características geológicas, quer devido à sua descoberta tardia em 1911. Apenas cerca de 30% da cidade é de construção original, o restante foi reconstruído. As áreas reconstruídas são facilmente reconhecidas, pelo encaixe entre as pedras. A construção original é formada por pedras maiores, e com encaixes com pouco espaço entre as rochas.


     Entre as construções mais remanescentes do sítio arqueológico de Chichen Itza, na península de Iucatã, está a pirâmide de degraus provavelmente utilizada para fins ritualísticos. Fundada por volta de 514 a.C, a cidade de Chichen Itza Foi abandonada em 670 e reconstruída 300 anos mais tarde, quando se tornou o centro da cultura maia e a cidade mais importante do nordeste de Iucatã. Sua arquitetura denota influência tolteca, civilização mexicana anterior aos maias.

   
     O Coliseu de Roma, ou Anfiteatro Flaviano, é o maior anfiteatro romano. Construído entre 70 e 90 d. C., durante o governo do imperador Vespasiano, foi inaugurado por volta de 79 e 81 d. C. por Tito e concluído por Domiciano, filho de Vespiano, entre 81 e 96 d. C. Era capaz de receber até 100 mil espectadores, que assistiam combates de gladiadores, "venationes", lutas de animais, execuções, batalhas navais, caçadas e outros divertimentos numa escala sem precedentes.. As lutas eram patrocinadas pelos governantes que desejavam aumentar sua popularidade e seu prestígio.

   
     O Taj Mahal, ergido em Agra, no século XVII, no nordeste da índia, esta entre as sete maravilhas do mundo moderno. É um dos monumentos arquitetônicos mais bonitos do mundo. Foi construído pelo imperador Shah Jahan para sepultar sua esposa Aryumand Banu Begam, mais conhecida como Muntaz Mahal. O projeto da obra tem sido atribuído a muitos arquitetos, mas, segundo alguns historiadores, o principal foi Ustad Ahmad Lahawri, um indiano de ascendência persa. A obra é o maior exemplo concreto da arte mongol, mas também possui elementos das arquiteturas indiana, lslàmica e persa. Foi declarado património da humanidade em 1983 pel Unesco e hoje é a maior atração turística do país. Cerca de 20.000 homens trabalharam nesse projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário