
     Uma Constelação é um grupo de estrelas  que aparecem próximas no céu. Elas podem, na verdade, estar bastante distantes  uma da outra, e não ter nenhuma relação. 
     Uma constelação fácil de enxergar é  Órion, mostrada na figura acima como é vista no hemisfério sul. Para  identificá-la devemos localizar 3 estrelas próximas entre si, de mesmo brilho, e  alinhadas. Elas são chamadas Três Marias, e formam o cinturão da constelação de  Órion, o caçador. Seus nomes são Mintaka, Alnilan e Alnitaka. A constelação tem  a forma de um quadrilátero com as Três Marias no centro. O vértice nordeste do  quadrilátero é formado pela estrela avermelhada Betelgeuse, que marca o ombro  direito do caçador. O vértice sudoeste do quadrilátero é formado pela estrela  azulada Rigel, que marca o pé esquerdo de Órion. Estas são as estrelas mais  brilhantes da constelação. Como vemos, no hemisfério Sul Órion aparece de ponta  cabeça. Segundo a lenda, Órion estava acompanhado de dois cães de caça,  representadas pelas constelaçõs do Cão Maior e do Cão Menor. A estrela mais  brilhante do Cão Maior, Sírius, é também a estrela mais brilhante do céu, e é  facilmente identificável a sudeste das Três Marias. Procyon é a estrela mais  brilhante do Cão Menor, e aparece a leste das Três Marias. Betelgeuse, Sírius e  Procyon formam um grande triângulo, como pode ser visto no esquema  abaixo. 
     As duas constelações essenciais à  identificação da Estrela Polar, são a Ursa Maior e a Ursa Menor, em cuja  extremidade se se encontra a estrela que indica o Norte. 
    Pelas sua dimensão e visibilidade, a  determinação da localização da Estrela Polar parte da identificação da Ursa  Maior, sendo a partir das duas estrelas na sua extremidade inferior, designadas  por "guardas", que mais facilmente se identifica a Ursa Menor. 
     A distância entre as "guardas" deve ser  prolongada cinco vezes no sentido oposto à da "cabeça" da Ursa de modo a obter a  localização da Estrela Polar, a qual deve ser confirmada através da configuração  própria da Ursa Menor, constelação onde esta se encontra. 
     Se as condições climatéricas não  permitirem a visualização de estrelas, lembramos que existem indícios, já  descritos, que permitem uma forma aproximada de orientação.


Dahora!!
ResponderExcluirEu gosto dessa parada de universo e signos xD